Tendência: Vaquinha virtual


Há alguns dias atrás recebi uma mensagem de uma noivinha, que não conheço (não é cliente do cerimonial), pedindo ajuda na divulgação da sua vaquinha virtual. Confesso que de imediato, não entendi, mesmo o nome sendo tão explícito. Nunca tinha ouvido falar sobre esse tipo de campanha, pelo menos não para casamento e me surpreendi: muitas noivas estão pedindo a ajuda dos amigos e familiares, e quem mais estiver disposto a colaborar, para realizar o sonho do casório perfeito. 
Existem sites específicos para este tipo de tarefa, que administram, recebem a doação e depois entregam os valores arrecadados aos noivos. Um deles é o Vaquinhas Online. Circulando pelo site, vi que existem várias outras arrecadações, com diversos objetivos. Ao final, as pessoas podem retirar o saldo em dinheiro ou usar o crédito em lojas conveniadas. Você estipula metas e fornece outras informações pertinentes às doações.
Em abril deste ano, o britânico Tom Cooper virou notícia graças a um vaquinha virtual criada por amigos no Facebook e no Twitter. Ele, diagnosticado com câncer na garganta, e sua esposa perderam o emprego em razão da doença (ela largou tudo para cuidar do amado), queriam oficializar a união, que rendeu duas filhas ao casal. A campanha para dar aos dois a oportunidade do casório dos sonhos foi um sucesso, que garantiu uma recepção para 100 pessoas e uma cerimônia onde a noiva usou um vestido emprestado de uma loja e as meninas foram as damas.




Não entrarei no mérito de julgar quem faz, é a escolha de cada um. Só acho complicado quando um conhecido ajuda e não é chamado para o casório. Lembro que na época do meu casamento, tive que fazer um pente fino na minha lista de convidados para segurar o orçamento, em prol da qualidade que almejava. Vocês não tem noção do quanto minha família e eu tivemos retalhações dos não convidados, mesmo sendo amigos dos amigos dos parentes e tendo convivido comigo em algumas situações apenas. Quando o doador é desconhecido, entenda-se que ele está doando sem ter vínculo, por vontade própria, que provavelmente nem saberá onde é o casamento e coisas do tipo. Mas e aquela pessoa próxima da família, que doa e não é convidado, por motivos como o meu? Delicada a situação.
E vocês, o que acham? Fariam? Não fariam?
Beijocas!

Nenhum comentário: