O cliente tem sempre razão (?)



Oi gente! Como estão?! Espero que estejam bem e mais uma vez aproveito para agradecer a todos que acompanham a rotina do cerimonial através do blog. E você noivinha, que se sente perdida e, principalmente, não tem a oportunidade de contar conosco por estar longe, que este blog te ajude muito na caminhada rumo ao altar!
O título desse post reflete uma discussão que há alguns dias levantei na nossa página no Facebook. Acho que todos nós, fornecedores, quando começamos ouvimos essa frase: “O cliente tem sempre razão”. Porém, o sentido pode ser deturpado e só o amadurecimento profissional pode nos dizer o que isso realmente significa. Como posso deixar isso mais claro? Bem, vamos tentar...
Geralmente, clientes tendem a chorar desconto. E não tem nada de incomum nisso, até porque eu, como assessora, quando estou planejando um casamento, sim, eu peço vantagens para que minhas noivinhas fiquem felizes. Só que como tudo na vida, há um limite, limite esse que deve ser ditado pelo profissional. Só ele sabe até onde um desconto pode ir, sem influenciar na qualidade do serviço/produto, e ninguém mais! Talvez seja mais fácil para mim, que estou no mercado de eventos, perceber isso que uma noiva com um orçamento apertado e um grandioso sonho. Mas para isso que estou aqui, para ajudá-las, inclusive a entender o fornecedor que estão contratando. Porém, ainda diante dessa situação de não saber até onde pode ir, o cliente tem sempre razão.
Esperem aí: razão, motivo, não estar certo. Não é correto pedir mais que se pode dar, mas a noivinha tem razões para fazer isso. Ela está sofrendo pressão de todos os lados e tem medo de que o dinheiro que tem não consiga suprir tudo que quer. É plausível. Entretanto, como disse antes, é o fornecedor que determinar os limites. Parece bobagem, mas não é. Quando um profissional faz de tudo (tudo mesmo) para fechar com um cliente, como por exemplo, fazer um valor muito abaixo do natural, ele acaba comprometendo o trabalho, tendo que usar matéria-prima de menor custo e qualidade, e por aí vai até acabarmos com um péssimo resultado final. Depreciar o próprio trabalho faz com que os outros também o desvalorizem. Isso não é legal, não é? Onde vai parar a reputação? Nem queiram saber.
Então, noivas, entendemos seus desafios, ninguém aqui está dizendo o contrário. Porém esperamos que também entendam os nossos. Estamos buscando o melhor para vocês, pois vocês fazem nosso nome. Não é algo do tipo “só pensamos em dinheiro, por isso não nos importamos com os outros”. Repito: queremos o melhor para vocês para que vocês sejam os nossos cartões de visitas. E sim, o valor cobrado influencia diretamente no que proporcionamos. Porém, não duvidem: quando um profissional tem empatia pelo cliente, ele faz o possível (o possível, meninas), para que vocês possam contar com ele. Portanto, peça ajuda e podemos ver o que se pode fazer.
Fica a dica: se não conseguir o valor que você quer, negocie a condição de pagamento. A palavra chave da organização do casamento não é dinheiro, e sim planejamento. Pensem nisso.

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