Cerimonialista X Mestre de cerimônias

Oi noivinhas! Dentre várias perguntas que me fazem no momento em que me pedem orçamento, uma delas é se eu faço o papel de mestre de cerimônias. Até então tudo bem. O problema é que muitas são levadas a acreditar que é tudo a mesma coisa. E não é. Uma pessoa pode desempenhar as duas funções, mas ainda existe uma necessidade de explicar a diferença.
Mestre de cerimônias é o responsável pela locução na recepção, aquele que dará voz à emoção do momento. É primordial o dom da fala. Ter uma bonita voz, boa dicção e leitura. E agora uma coisa pessoal: Acredito que o mestre de cerimônias deve desempenhar um papel apenas de locutor mesmo, e não tentar chamar a atenção de alguma forma. As estrelas da noite são os noivos, não ele.
O cerimonialista é aquele que propriamente organiza o casamento, cumpre os protocolos em questão. Ensaios, contatos com fornecedores e supervisão de profissionais. Sem querer ser repetitiva, mas já sendo, por trás da estética tem que vir o planejamento. Não adianta um mestre de cerimônias intitular-se cerimonialista e no final das contas ele chegar à recepção, não organizar nada e não fazer um ensaio sequer.
Quando noivos contratam meus serviços e infelizmente o salão não conta com um mestre de cerimônias e o casal não contrata o profissional por fora, executo a função. Noivinhas, ao menos alguém deve anunciar os momentos importantes ao microfone: entrada dos noivos, a primeira dança e o momento no qual o buquê será jogado. É o mínimo que se pode fazer. No casamento de Cristiane e Murilo, na foto abaixo que tiramos no final da festa, eu fiz esses anúncios. É fundamental porque os convidados estarão conversando e será necessário informá-los do que acontecerá, ou não será percebido por eles.


Nenhum comentário: