Casamento: A administração de egos


Olá queridos e queridas, como estão vocês?! Gostaria de agradecer, primeiramente, aos que deixam comentários no blog. Isso me deixa feliz e a motivação para escrever só cresce, mesmo que a correria seja gigante! Também quero agradecer aos seguidores do Twitter da Casamenteira Cerimonialista. Hoje contamos com mais de 1.100 followers e para muitos pode parecer um número pequeno, mas para mim é uma grande satisfação saber que essas pessoas escolheram se informar sobre a rotina desta cerimonialista que aqui escreve, agora também noiva
O assunto do post de hoje tem a ver com planejamento, porém não implica em dinheiro, mas sim paciência. Muitas noivas me pedem dicas de como administrar o ego dos envolvidos no casamento. Sim gente, os envolvidos. E não estou falando dos noivos. Casar envolve família, amigos e muito mais. Sempre pedi calma às noivas para que pudesse encontrar a solução para este problema e hoje exerço esse conselho. Como noiva, tenho tido experiências que com certeza me farão uma profissional melhor. Leram bem: uma profissional melhor e não uma profissional. Profissional sempre fui, pois tenho carinho e dedicação pelo que faço. Quero deixar isso bem claro, porque algumas pessoas, poucas, é verdade, me falaram isso. O que me faz pensar: um bom cirurgião só é bom se ele tiver passado por alguma cirurgia? Cerimonialista que ainda não casou pode sim ser cerimonialista competente!
Mas voltando ao assunto, agora como noiva lido diretamente com problemas que antes costumava apenas ouvir. São familiares que querem ajudar e por vezes, sem intenção mesmo, acabam atrapalhando, pessoas que ficam nervosas sem necessidade e passam esse nervosismo para os noivos, pessoas que são cortadas da lista de convidados por uma questão de afinidade e quando descobrem o casamento ficam se convidando... é cada uma! Então, para alguns casos, estou dando dicas seguidas por mim mesma e que gosto de dar as minhas clientes. E quem estiver lendo essa mensagem, vale contribuir com sua dica ou falar se já passou por alguma situação como as citadas e claro, como resolveu.
Pais/Sogros que gostam de opinar, mas a opinião dos noivos é diferente - Essa é uma das situações que mais acontece durante os preparativos do casamento. A verdade é só uma: ninguém quer ser tachado de vilão, porém, não encaro como caso de vilania expressar o que deseja para seu próprio casamento. É como minha mãe diz: não é o que se fala, é como se fala. Gente, com jeitinho a gente consegue! Então, se alguém dizer que particularmente prefere uma coisa que não é o mesmo que você, agradeça (claro!) e fale que você tinha pensado em algo que seja mais a sua cara e a do noivo, que ele está de acordo. Lembre-se, é o casamento de vocês. O momento é do casal!
Nervosinhos de plantão que deixam os noivos mais nervosos - Sei que parece difícil, mas abstraia todo nervosismo alheio. São decisões sobre os fornecedores, controle de orçamento, nova casa, enxoval... já não é coisa demais para se preocupar? Portanto, se alguém vir com preocupações adicionais, desligue-se. Em tempos de alta definição, rugas saltam à vista no vídeo oficial do casório. Vai pagar para ver?
A lista - Para muitos, o pesadelo. O fato é que tanto para a minha lista usei os critérios de afinidade, presença e alteridade. Convidei amigos, cortei colegas. Chamei pessoas que estiveram presentes nos últimos anos, pois não faz sentido convidar alguém que não vejo há mais de 10 anos. Não será o momento nem o local de colocar o papo em dia, pois estarei ocupada e cinco horas de festa voam. E por fim, me coloquei no lugar da pessoa e me fiz a pergunta: ele me convidaria ou me convidou para o seu casamento? Parece bobagem, mas não é. Economizando no número de convidados, fica bem mais fácil de investir em qualidade. Sem falar que, pelo menos para mim, casamento deve ser algo íntimo. Óbvio que uma ou outra pessoa você vai acabar convidando por motivos que talvez não concorde, mas será realmente um ou outro e não 100. Agora se um dos cortados ficou sabendo do casamento, mais uma dose de paciência e tato, por favor. Não é porque ela não será convidada que você vai falar isso de qualquer maneira, não é? Converse com ela, diga que infelizmente não foi possível convidar todos, que espera que ela entenda e que as portas do seu novo lar estarão abertas para aquela visitinha! Que ela será muito bem-vinda. Se a pessoa, mesmo não tendo tanta proximidade, gostar de você de verdade, vai respeitar sua decisão. Se ela reagir mal, sinal que mereceu o corte.
No mais, busque apoio no seu noivo. A união faz toda a diferença!
Beijos, até a próxima!

Nenhum comentário: