Economizar com qualidade


Oi, tudo bem? Hoje minha conversa é com você, noivinha que está em meio aos preparativos, vê o check list ainda a ser preenchido e imagina "será que meu orçamento cobre o meu sonho?", É minha linda, economizar é preciso, mas sempre com cautela. Pensando assim, se vai longe, pode acreditar em mim, é a mais pura verdade.
Quem me acompanha via blog, fan page ou Twitter, já leu meus textos no MeCasar ou é minha cliente, sabe que prezo a economia inteligente, consciente. O que isso quer dizer? Eu explico: Há que se encontrar uma forma de negociar vantagens, sem que as mesmas influenciem na qualidade do trabalho do fornecedor e/ou desmereça os esforços dele. 
"Destrinchando" um pouco do que foi dito, acredito que uma boa negociação não se caracteriza apenas com uma parte se dando bem. É uma via de mão dupla. Ambas as partes precisam ceder. Por exemplo: Um profissional pode não conseguir dar um desconto, mas pode baratear o frete. A noiva abre mão do desconto, uma vez que não é possível concedê-lo, mas o fornecedor pode desconsiderar o frete, permitindo que a consumidora possa usar esse valor em outro item do casamento. Isso também é economia, minha gente! Condição de pagamento também é uma forma de organizar o orçamento. Você pode tentar um desconto no caso do valor ser pago à vista ou um determinado número de parcelas para que esse parcelamento faça o preço se encaixar no seu planejamento. Em outros casos, brindes/cortesias também acabam sendo considerados uma maneira alternativa para poupar.
Flores do meu jardim, o que em hipótese alguma pode acontecer é o desrespeito ao fornecedor. Não que seja intencional, mas algumas noivinhas tendem a levar a economia tão a sério que não percebem que cruzaram a linha tênue entre o questionamento e a insistência. 
Como se diz por aí, perguntar não ofende. Mas cá entre nós, o modo com o qual falamos as coisas merece atenção. Por força do trabalho, tenho contato com muitos profissionais, com os quais já trabalhei, que ainda não conheço pessoalmente e até do meu próprio segmento e quando tocamos nesse assunto, eles comentam sobre pelo menos um caso em que noivinhas pedem para que eles ultrapassem os limites para alcançarem o valor que elas podem pagar. E todos são muito coerentes, na minha opinião, em dizerem que não fazem isso, em respeito a eles mesmos, mas também às noivas. 
Em primeiro lugar, todos têm um nome a zelar. Reputação é uma coisa que é construída aos poucos, com muita dedicação e pode desmoronar por um erro menor que todo o empenho em construí-la. Em segundo, se o profissional tem consciência de que vai influenciar na qualidade do produto final, ele sabe que será um risco para o seu nome, mas também implicará no sonho de uma noiva e nos vestígios que ficarão na memória da cliente e dos envolvidos. Porém, ratifico: perguntar não ofende. Você, noiva, pode perguntar o que o fornecedor pode fazer por você e certamente ele fará o que é executável. Afinal, todos somos apaixonados pelo o que fazemos e quando podemos, sempre ajudamos. 
É isso! Negocie sim, mas com ponderação sempre.

Nenhum comentário: