O valor do cerimonial!


Olá meus queridos e minhas queridas, como estão? Quero dizer que fiquei muito, mas muito feliz mesmo com a repercussão do último post. Ótimo saber que meus colegas de segmento e outros profissionais concordam comigo! Realmente, é vital conviver bem com a concorrência, porque não se acredita que precisará dela até realmente precisar. Sem falar que alimentar este tipo de sentimento só faz mal ao coração!
Ando lendo muita coisa legal, me informando, afinal, há a necessidade sim de entender o mercado como um todo, estudar o público-alvo e adaptar-se a concorrência (ainda ela!). Dentre os textos, matérias e tudo mais que li, me deparei com questões interessantes sobre o valor do serviço prestado. Quando comecei a trabalhar com o cerimonial fiz todo um planejamento para resolver quanto cobraria. Minha preocupação era que meu preço fosse competitivo e ao mesmo tempo justo para as duas partes, para mim e para os clientes. E acho que atingi meu objetivo.
E é essa a mensagem que tento passar para minhas clientes potenciais, só que é comum esbarrar em duas linhas de pensamentos: as noivas que pensam que se é em conta é ruim e as que querem baratear ainda mais o preço. E acredito que existem duas causas para que isso aconteça. O primeiro caso é uma questão de cultura, por assim dizer. Por muito tempo, poucos cerimoniais exerciam suas funções e puderam cobrar livremente seus valores. Só que com a entrada de novos profissionais, o preço realmente tende a cair, tem competição minha gente, é natural. E alguns ainda justificam, se defendem, falando que o barato custa caro. Há uma diferença entre barato e o justo, como citei anteriormente. Todo profissional precisa lucrar, ninguém paga para trabalhar, mas já o lucro abusivo, eu acho inadmissível! Até porque cria a consciência de que o cerimonial é artigo de luxo, e não é! Em contrapartida, no segundo caso, acredito que as clientes acham que quanto mais baixo o valor, melhor. Mas elas não percebem que se um cerimonial já tem um valor bom, baixá-lo ainda mais vai influenciar diretamente na qualidade. É batata, meninas! Não estou dizendo para não tentarem desconto, não só nesse segmento, mas em qualquer outro. Mas se perceberem que o preço chegou a um valor acessível, se pergunte se vai querer pagar para ver o resultado.
Estou sendo sincera aqui com vocês, noivas e fornecedores, porque sei que não sou só eu que passo por esse dilema. Eu não me oponho em negociar condições com quem busca meu orçamento, de jeito algum! Até porque, a experiência me diz que é neste período que é fundamental ter vantagens, dívidas são assumidas e tudo mais, então tudo que eu puder fazer para que o valor se encaixe no bolso dos noivos, faço. Mas não esqueço a qualidade. Ninguém deve esquecer. E em tempo: meninas, dêem valor ao cerimonial. A cerimonialista é aquela que vai te acompanhar neste momento importante. É um investimento, não um custo.
Beijocas, até o próximo post!

2 comentários:

Lidiane Santos disse...

OLha, realmente tive outra visao após ler seu comentário. Eu realmente preciso de uma cerimonialista, mas temo pelo preço. Mas como li, é um investimento e não um custo. Você me convenceu!

Grata,
P.S. Você será minha cerimonialista!

beeijos

Marcelle Souza disse...

Muito interessante esse assunto!
Assessoria e Cerimonial eram mesmo sinônimos de luxo. Graças as revistas, internet e profissionais com preço justo, as noivas se conscientizaram da importancia do cerimonialista.