E aí? Quando o cortejo se atrasa

Oi gente, como estão vocês? Já curtindo a contagem regressiva para o fim do ano? O cerimonial ainda não entrou em recesso e o trabalho está a todo vapor, mas claro que nunca esqueço de passar por aqui. Adoro conversar com noivinhas, mesmo que não sejam clientes, e profissionais, trocar figurinhas, experiências, acho que aprendemos muito com essa dinâmica. E foi assim que surgiu essa idéia de criar o "E aí?", que nada mais é que a minha vontade de saber a sua opinião sobre temas relacionados a essas situações. E essa categoria de posts começa com uma polêmica: o atraso de participantes do cortejo.



Quando sou contratada para prestar assessoria no dia, na cerimônia, peço à noiva uma listagem de contatos telefônicos dos participantes do cortejo, inclusive dos responsáveis das damas e pajens e todos recebem ligações para não se atrasarem. Mas infelizmente, isso não nos livra do famoso "Estou chegando" que parece nunca chegar. Como oriento sempre minhas noivinhas a colocarem o horário do convite diferente do horário de início de cerimônia (por exemplo, convite 19h, entrada 19h30min), temos esse tempinho limite para atrasos, o que não livra ninguém da tensão. Porém, algumas situações são complicadas e a decisão final é dos noivos, afinal, o casamento é deles.
Geralmente esses casos acontecem com padrinhos, principalmente com as mulheres do casal. Em um caso que vivenciei, duas madrinhas da noiva se atrasaram em razão de um erro que cometeram. Ambas resolveram produzir a própria maquiagem. Até aí tudo bem, gente, se a madrinha não quer ou não pode contratar alguém que faça isso por ela, nada mais justo que dar o direito dela se arrumar sozinha. O problema todo é que elas não fizeram uma prévia, testaram as maquiagens no dia, no momento de ir ao casamento. Minhas ligações cobrando a presença delas não surtiam efeito (após um horário, diante de tantas cobranças, elas desligaram os celulares e tiraram o telefone do gancho) e os próprios maridos, que formavam par com as atrasadas, chegaram ao local do evento antes delas. A noiva, que foi pontual, havia decidido esperar até o último momento e a vontade dela foi realizada. Como a noivinha achou injusto cortar os rapazes do cortejo, no caso delas não chegarem a tempo, tivemos que selecionar, de acordo com a vontade da noiva e dos trajes, novas madrinhas substitutas. Quando o cortejo estava sendo arrumado, as madrinhas chegaram e a noiva pediu que elas assumissem seus lugares. Como falei, complicado, não é? Ficou um climão só...
Também já tive casos de cortes. Um casal cortou um casal de padrinho, pois não abriu mão de entrar no momento que combinamos. E olha que o casal em questão eram os avós do noivo. E tomaram a decisão correta, pois os idosos chegaram no meio da cerimônia. Imaginem se eles quisessem esperá-los!
Não é segredo que casei há pouco mais de um e não passei por isso, pela decisão de cortar ou não alguém do cortejo. Mas e você que está lendo, já casou? Passou por isso? Se sim, como foi? Se não, o que faria? Se vai casar, já pensou no que fazer caso isso aconteça? A pergunta é: "E aí?"
E aí vai meu conselho para os noivos: Deixem bem claro a necessidade de se chegar com antecedência ao local da cerimônia, pois imprevistos acontecem e precisamos nos precaver.
E agora meu conselho para os participantes do cortejo: Evitem o estresse do atraso, saiam o quanto antes de casa, respeitem os noivos. 

Nenhum comentário: